Caos – James Gleick

Jame Gleick, licenciado em Harvard, tem escrito vários ensaios e livros sobre ciência, trabalhando não só no desenvolvimento de software, como num jornal semanal de Minneapolis.

Em Caos, livro de divulgação científica, não se fala só da definição, mas principalmente da sua descoberta nas várias faces da ciência. Inicialmente definido numa área relativamente pouco delineada mesmo nos dias de hoje, a Metereologia, o Caos surgiu aquando da tentativa de simplificar o tempo como as marés, a um simples conjunto de fórmulas matemáticas. No entanto, os factores determinantes são tão diversos que o sistema toma uma forma aparentemente desordenada e espontânea – imprevisível.

Apesar de descoberto, a incomunicabilidade entre as várias áreas leva a que seja sucessivamente descortinado na matemática, na física e na biologia, decorrendo vários anos até à aceitação do Caos – a ciência demonstrou alguma resistência em deixar a crença de que o Mundo poderia ser facilmente simplificado e explicado e em aceitar a complexidade do real.
Não obstante as notas de rodapé, parecem existir alguns erros de tradução ou imprecisões. No entanto, o interesse no livro mantém-se por nos apresentar não só uma parte da história da ciência, como por apresentar as várias versões científicas do caos. De ter em conta a necessidade da compreensão ou conhecimento prévio de alguns conceitos de matemática e física.

About these ads
Na categoria Literatura. 3 Comments »

3 Respostas to “Caos – James Gleick”

  1. Pedro Miranda Says:

    o caos é o campo de estudo pra gaijos de barba rija. quem me dera perceber mais de matemática para perceber melhor o caos e toda a parafernália matemática no plano complexo associado a ele.

  2. elisabetecunha Says:

    Tudo no universo acaba na matemática!

  3. andre Says:

    caos…a lei da ordem….

    caos…onde o que rege é a ordem da desordem….


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 608 outros seguidores

%d bloggers like this: