Há-de faltar muita coisa, mas à imagem de um resumo feito para a ficção científica brasileira, pretendo com este post fazer um pequeno resumo do que por cá (Portugal) se publicou durante este ano, em fantasia, ficção científica e horror.

Ainda que a publicação de autores portugueses continue escassa, até fiquei bastante contente com o tamanho da lista:

Alex 9 – Martin S. Braun – O nome do autor é o pseudónimo de Bruno Martins, e o livro é um dos primeiros volumes da colecção Teen, uma colecção fantástica direccionada para os jovens.

As atribulações de Jacques Bonhomme Telmo Marçal (a minha opinião) – livro de contos publicado pela Gailivro na colecção 1001 Mundos, é sem dúvida, um dos melhores lançamentos portugueses deste ano

–  Brinca Comigo – João Barreiros, David Soares, Luís Filipe Silva e João Ventura – pequeno livro que reúne quatro contos de quatro conhecidos autores portugueses. Ler, ainda não li, mas as expectativas são altas.

Contos de Vampiros – colectânea de contos lançada pela Porto Editora, onde se incluem autores como Agualusa, Miguel Esteves Cardoso, Rui Zink ou Gonçalo M. Tavares.

O Escolhido – Samuel Pimenta –  publicado pela Planeta, podem ler alguns excertos no blog do autor.

Espíritos das Luzes Octávio dos Santos – incluído na colecção 1001 Mundos da Gailivro, encontra-se descrito como o primeiro livro de steampunk português: naves e robots coexistem na Lisboa de Marquês de Pombal.

O Fado da Sombra – Filipe Faria – sexto volume das Crónicas de Allaryia, pela Editorial Presença.

Illusya – Bruno Matos – Outros dos primeiros livros da colecção TEEN, transporta-nos para uma realidade paralela

Imaginarios colecção de contos fantásticos, ficção científica e terror, pela editora brasileira Draco, para a qual foram já seleccionados alguns autores portugueses (João Barreiros, Jorge Candeias e Luís Filipe Silva).

– Memórias de um Vampiro – Rafael Loureiro – livro sobre vampiros, publicado pela presença e extensamente criticado e debatido.

Mucha – David Soares , Osvaldo Medina e Mário Freitas

Orbias – As Guerreiras da Deusa – Fábio Ventura – lançado pela Casa das Letras, dirige-se a um público jovem e enquadra-se no género fantástico

Uma Noite Não são dias – Mário Zambujal – uma história que ocorre num futuro pouco distante, 2044, pretende parodiar as evoluções da sociedade a partir de tendências que podemos já hoje observar (palavras do próprio autor)

Um Pinguim na Garagem – Luís Caminha (a minha opinião) – um livro em que a premissa da clonagem serve para explorar o relacionamento de um jovem com o pai

A Sacerdotisa dos Penhascos – Sandra Carvalho – quinto volume d’ A Saga das Pedras Mágicas, publicada pela Editorial Presença

Vingança do Lobo – Vitor Frazão – O segundo lançamento na colecção Mundo Fantástico, pela Chiado Editora

Alguns dos livros lançados parecem-me bastante fraquinhos e não se incluem na lista de possíveis leituras dos próximos tempos. Realçaria, sem surpresas, o livro do Telmo Marçal (que irá constar na lista de melhores do ano), os livros de contos Imaginarios e Brinca Comigo, assim como Um Pinguim na Garagem e Mucha. Os lançamentos juvenis da colecção Teen também me parecem bastante interessantes, ainda que não pense lê-los.

Quase de certeza que esta lista não se encontra completa, pelo que agradeço quaisquer referências que se encontrem em falta.