Dracula – Bram Stoker

Vampiros, lobisomens e outras figuras demoníacas, podem ser encontradas no folclore europeu ao longo de vários séculos de histórias e crenças populares. Partindo desta panóplia de lendas e mitos, mas baseando-se na figura de Lorde Byron, Polidori escreveu a primeira obra inglesa sobre vampiros, que marcará a caracterização posterior destas criaturas no género.

Anos mais tarde, no final da época victoriana e no virar do século, Bram Stoker escreve Dracula, um clássico de horror/ terror que apesar de bem acolhido pelo público, demorou longos anos até ver a luz da publicação. Como inspiração para vampiro escolheu Vlad Tepes III o Empalador, um nobre da Transilvânia conhecido pela sua cultura, inteligência, mas acima de tudo, crueldade. Stoker prolonga os feitos da personagem além morte, fazendo com que esta encarne um vampiro estranhos poderes sobrenaturais.

E é ao castelo de Vlad Tepes, nas montanhas do Cárpato, que Jonathan Harker se desloca a partir de Ingalterra, para exercer as suas funções de solicitador. Durante a viagem, depara-se com a estranha reacção dos aldeões quando lhes revela o seu destino, e o troço final transforma-se num misto de irrealidade e de pesadelo. Finalmente no castelo, em pouco tempo se vê prisioneiro do conde, assistindo a episódios macabros e conhecendo personagens sedutoras e maléficas. Psicologicamente afectado, escapa após diversas tentativas, regressando aos braços da sua doce e virtuosa noiva Mina, na terra natal. Do terror vivido duvida, pondo em causa a sua própria sanidade. Pouco tempo depois, um barco atraca em Inglaterra, no meio de uma tempestade – a bordo, apenas sobreviveu um grande cão preto.

Entretanto Mina visita uma amiga de longa data, Lucy, na proximidade do seu casamento, e verifica que esta torna ao sonambulismo típico de infância – vítima do vampiro, a jovem sucumbe à fraqueza e a caça ao Dracula inicia-se.

No limiar entre a superstição e a ciência, entre o moderno e o tradicional, é visível o confronto, a passagem da crença para a tecnologia teve lugar na época Victoriana.

Por um lado utilizam-se os últimos avanços da medicina no tratamento e na perseguição do vampiro, por outro, baseam-se em crenças populares para definir as causas da doença e para a amenizar os sintomas.

As figuras heróicas são essencialmente homens, dispostos a enfrentar os piores pesadelos, mas não só – um dos papéis principais é feminino – uma mulher frágil, pura mas corajosa que inspira e incentiva a perseverança masculina.

É uma obra que reflecte a época em que foi escrita, e apesar de a história ser comummente conhecida, não deixa de ter o seu interesse.

About these ads
Na categoria Literatura. 45 Comments »

45 Respostas to “Dracula – Bram Stoker”

  1. Jefferson Luiz Says:

    O interessante é a adaptação feita para o cinema desta obra, onde o diretor cria um vínculo amoroso entre Mina e Drácula que não é tão nítido assim (se é que existe) no livro.

  2. Catherinne Says:

    O livro é uma jóia de valor inigualável,que deveria estar presente em todas as livrarias.A construção da história através de diários nos oferece diferentes ângulos da história.Além disso,o fato dos pensamentos e emoções de Drácula serem expressos por outros personagens realça ainda mais o misticismo e o terror inefável que circundeiam esse personagem.Que as pessoas de opinião contrária me perdoem,mas o livro jamais será superado pelo filme.Ele pede a interpretação do leitor,em vez de fornecer todos os fatos prontos .A ligação amorosa entre Mina e Drácula é percebida através de declarações que a moça faz no seu diário.Obviamente essas declarações não são feitas abertamente,mas percebidas,por alguns comentários ambíguos escritos pela moça.Além disso,certos comentários a respeito de Drácula deixam margens a muitas interpretações.Mesmo algumas situações,aparentemente comuns,nos fazem perceber a relação entre os dois.O ataque do vampiro à Lucy(que,assim como Mina,era moça,bonita e noiva)nos permite detectar diferenças entre as duas vítimas.Lucy foi mordida sem nunca ver Drácula;Mina não só o viu,como também foi forçada a beber o sangue dele.Acontece que o Rei-vampiro só se revelou à moça na 3ª vez que a mordeu.Por que o seu interesse em se revelar a ela?Além disso,longe de qualquer necessidade de uma interpretação enigmática,o próprio Drácula,quando morde Mina,faz comentários reveladores:afirma que ela é ”carne da sua carne,sangue do seu sangue”;diz que a jovem ”faz parte da sua família”e ”será sua companheira e ajudante”.A própria Mina afirma que,enquanto o vampiro manteu os lábios no seu pescoço,um longo tempo ”pareceu” escoar-se.Será que apenas”pareceu”?Teria tido ela uma letargia(esse é um dos poderes conferidos ao vampiro)e,na verdade ,realmente um longo tempo se passou?Através dessas perguntas,podemos perceber o que realmente ocorre.Assim,não faltam elogios para qualificar Drácula,a obra-prima de Bram Stocker.

  3. roberto Says:

    oi quero saber o que faço para mim escrever nesse site quero muito poder participar ta abraçosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

  4. Cristina Alves Says:

    hum… este site é “privado”, de uma só pessoa, mas se quiser, posso indicar alguns fórums de opiniões literárias :)

  5. Monique Veloso Lima Says:

    Eu li o livro Drácula e gostei muito…
    Ele é ótimo, e gostaria de ler outros livros do autor….

  6. laissa Says:

    Me contaram que Bram Stoker escreveu seu livro apos uma viagem que ele fez ha um país onde havia esse mito, e dai ele aprimorou.
    Sera que é verdade?
    Voceis sabem algo sobre isso?

  7. Priscila Says:

    o melhor filme de vampiros do século

  8. Priscila Says:

    e o filme não chega nem aos pés dos livros, que são ricos em detalhes, onde vc consegue enchergar a essência do autor, estou interessada em ler o livro…..

  9. Dannyela Says:

    Oi!!! Eu li o livro Drácula, o vampiro da noite e achei fantástico, deveriam fazer um filme que mostrasse tudo o que o livro diz, essas historias do Conde Drácula estão muito fracas nos filmes…..

    Um grande abraço

  10. thiago Says:

    Já existe um filme Drácula, baseado na estória do Livro de Stocker. é só pesquisar!

  11. sadas Says:

    qual e a diferença entre o filme e o livro????……….preciso saber para uma pesquisa de colegio!!!

  12. Jaqueline Nayara Says:

    Oie!!eu li o livro do Dracula e adorei ,pra min o livro eo filme foi uma das melhores coisas até hoje publicadas.

    Um bj e um abraço!!!!

  13. Braian Says:

    um orror uma porcaria divi ter cido jogado no lixo esse filme de arrake

  14. SONIA Says:

    OLA, JÁ LI ESTE LIVRO Á MUITOS ANOS, MAS AGORA VOU TER DE O RELER PARA FAZER UM TRABALHO SOBRE ELE, NUMCA ME CANSO E É SEMPRE UMA EUFORIA VOLTAR A LER!

  15. Paulo Says:

    O livro é o máximo, foi o unico livro q li a minha vida toda, tenho vontada de ler sempre… adoro vampiros…

  16. jessy Says:

    oi qual é a ftai em xauuuu

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. jessy Says:

    ei qual é os seus filmes.
    pq é uma pesquisaaaa xau

  18. Natalia Says:

    Bom…
    Eu Li esse livro e achei Muito Bom…
    Hum livro qui concegui me prender ,
    uma leitura qui se entende..
    Só qui o Final desse resumo esta um poko confuso
    Pra quem não leu essi Livro…Leia pq é muitoooo Bom!

    Bejãoo ;D

  19. Jóice Maiara Says:

    Sou fanática por livros e o misticismo dos vampiros atrai-me ainda mais.Observando que o livro fora escrito a dois séculos,quase não dah p’acreditar,pois ele eh incrível.De tanto gosto pela coisa eu própria comecei a escrever histórias de vampiros,nada se compara à Drácula,eh claro.

  20. Elias Says:

    Uma obra muito interessante de ser é a Cidade dos vampiros, por John Marks, onde ele assim como Bram Stoker, recicla o mito do vampiro pa a data atual, é incrível a forma como reimplanta a mesma idéia mas com uma reambientação categoricamente coerente. Leiam todos que gostaram do livro, 100% de satisfação

  21. Elias Says:

    apenas uma correção, o livro é “A terra dos vampiros”, por John Marks

  22. gabriela Says:

    o levro é bom maais meio assustador eu não entendi o final ela fica viva a mina e como que eles acabam com o dracula?

  23. Alex Says:

    Eu não consigo entender a literatura vampiresca no seguinte aspecto.Um vampiro,que se tornou através da mordida é uma vitima ou um monstro sanguinário?Fica difícil definir pois,se vemos como monstro,não podemos esquecer que foi mordido,foi uma vítima.Se lembramos que foi atacado e mordido,não podemos esquecer que estamos diante de um monstro.Muitas vezes eu não entendo a mensagem e o objetivo do autor em transformar personsgens pacatos em monstros sedentos de sangue,no caso de um vampiro mordido.Alguns,dependendo do autor,por mais pacato e bom qua tenha sido quando humano,após atacar outras pessoas,não demonstra nenhum remorso,como se nunca tivesse sido humano,de forma semelhante ao vampiro que já nasceu vampiro.Diz-se que ele é dominado por uma força demoníaca.Que não é ele quem age daquele jeito.Mas,ás vezes eles passam dúvidas pois são tão dotados de raciocínio que ficamos sem saber se são eles ou uma força maior que age através do mordido.Nos lendários lobisomens é fácil ver este domínio pois não sõ dotados de raciocínio quando transformados.Mas os vampiros mordidos,mesmo tramnformados,tem raciocínio.Outra coisa do personagem mordido é o que acontece com a alma dele depois de ser morto por bala,fogo,estaca,luz,ou qualquer outra coisa que o mate.Alguns autores defendem que ele sempre vai para o inferno e não volta a si depois de morto.Continua sendo saguinário lá do outro lado.Mas,e se ele foi uma pessoa pacata e pacífica antes de mordida?Foi atacado e forçado a virar aquilo?Já outros,seguem esta linha e defendem que a alma é libertada e volta ao normal,lá do outro lado.É um personagem difícil de entender por causa de tudo isso.Principalmente quando era do bem antes da mordida.Quando ele já era mal,como humano ou já nasceu vampiro é outra coisa.Mas virou e ficou mal,é difícil analisar.Esta complexidade desse tipo de personagem,o vampiro mordido,que era bom antes disso,atrae-me e disperta meu interesse pelo gênero.Se alguém puder me explicar tudo isso,eu ficaria grato

    • Annaa99P Says:

      Os vampiros nao tem alma. Quando um humano morre a sua alma vai para o inferno/ceu de acordo com o que tiver feito na sua vida terrena . O mesmo acontece quando um humano é mordido. Continua a viver mas sem alma por isso é que é um morto-vivo. Espero ter ajudado BJS

  24. LuCy.....♥ Says:

    Noss qndO eu termineii de leer O liivrO fiiquei pensandO… se tdO iSSo FoSSE REAL cARA….
    NãO seii okii seria ede n´^OHiis humanOs….ahuahuahauh
    AdOreiiii mTiissiimO O LIIVrO e pretendO leer algum OutrO livrO kii falee dO mesmO gênrO… VampiirOs ♥

  25. Maicon Lenon Says:

    Eu li o livro várias vezes,adaptações de 2 atores,mas nenhum deles é igual ao filme:Drácula de Bram Stoker,no filme mostra como Drácula vira vampiro,mas nos livros não é contado isso,eu queria que algum autor fizesse a tradução do livro original o que Stoker escreveu,sou fascinado por contos de vampiros,adoraria fazer um trabalho na escola sobre o livro.

  26. thais Says:

    eu achei bem interessante e bem criativo as historia de bram stocker principalmente dracula eu fato extraordinario eu so qria saber se existi realmente transilvania so o nome é fascinante imagina a cidade

  27. marcos heck Says:

    um das melhores obras de ficçao,envolvente desconsertante,Dracula de bram stoker um filme onde oamor nunca morre.sem duvida o melhor filme q ja olhei

  28. jonathan Says:

    filme xato pow, qual é desse filme

  29. Felipe Says:

    alguem me passa o enredo desse livro?
    Por favor me passe.
    vlw

  30. lola Says:

    Começei a me interessar nas histórias de Bram stocker,pricipalmente na do conde drácula,e, gostaria de saber se existe a publicação do livro dele na internet?

  31. fat123 Says:

    ola, adorei o filme e me entereco em ler livro onde posso encontrar paraben pela sua pagina . fatima

  32. Bruna Tamara Says:

    gostaria De saber O Resumo Do Livro “Dracula”,Por Maria Angela.

  33. Mandi's Says:

    Drácula…um dos melhores filmes q ja vi!surpreendente,aterrorizante,romantico….perfeita adptação!

  34. artur Says:

    eu acredito em vampiro eu conheço um e ele enta no quintais as noites procurando galinhas e outros animais para sugar o sangue deles o nome dele é francisco

  35. artur Says:

    eu me esquecie de dizer ele é muito feio e budão

  36. Sheyla Says:

    Fantástico, sedutor; Gary é simplesmente um homem extraordinário; não é um homem lindo, porém é um homem extremamente sexy; amo!
    Um casal muito harmônico realmente; o filme ficou demais!

  37. Marcelo Says:

    atualmente estou lendo o livro, por gostar demais de literatura fantástica, sobretudo nesse contexto de violência e mistério, decidi ler este clássico, já havia assistido o filme “nosferatu”, diga-se de passagem uma ótima pedida.

  38. vivi Says:

    eu queria um resumo do filme, o que aconteceu no filme de forma resumida.
    Isso não tem nada ver e quase não dá para entender o que se fala nesse texto.
    enxuxenxuenxuerrrr

  39. LETICIA Says:

    ele e muito bom escritor eu adoro o filme e o livro do ´´´´´´´´´´´´´DRACULA´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

  40. LETICIA Says:

    ELE E OTIMO ELE E MUITO BOM ESCRITOR ´ ^ ^´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ ^ ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ -___-´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS DA LELE´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

  41. LETICIA Says:

    ELE E OTIMO ELE E MUITO BOM ESCRITOR ´ ^ ´´BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS DA LELE´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 619 outros seguidores

%d bloggers like this: