São várias as listas sobre os melhores livros de Fantasia ou Ficção Científica, para algumas das quais já publiquei links num post anterior.

No site da TOR surgiu uma pequena listagem que não nomeia livros, mas antologias ou séries de antologias, algumas das quais me são totalmente desconhecidas. Entre os nomeados podem encontrar Leviathan ou The Year’s Best Science Fiction Volume.

Não uma lista de antologias, mas uma lista dos 40 melhores contos é o que nos propõe um artigo da Locus. Apesar do título da listagem, na realidade, encontram-se nomeadas 43 histórias curtas. A maioria das histórias terá sido publicada na antologia The Science Fiction Hall of Fame: Vol. 1.

No mesmo sítio (Locus roundtable) podem encontrar os comentários de Jonathan Strahan que se terá lançado na leitura das histórias, ao ritmo de uma por semana.

Por sua vez, no site Mania, foram listados os 20 Maiores Autores de Fantasia. Entre os autores podemos encontrar os esperados Tolkien, George R R Martin, Lord Dunsany, Neil Gaiman ou Zelazny.

Mas estranha, é a lista no blog de M. John Harrison, onde se encontram várias obras para mim totalmente desconhecidas, que serão interessantes de explorar, outras bastante conhecidas como The Wind in the Willows (Kenneth Grahame), At the Mountains of Madness (HP Lovecraft) ou That Hideous Strength (CS Lewis).

Por fim, não são os melhores, mas são boas obras que se terão perdido no tempo, face às inúmeras referências dos seus semelhantes – SF Signal obteve uma lista com base nas escolhas de vários escritores ou editores.  Entre os livros referidos podem encontrar Night’s Black Agents de Fritz Leiber, Eyes of Amber de Joan D. Vinge, The Plague Dogs de Richard Adams (mesmo autor de Watership Down) ou  The Death of Grass de John Christopher (publicado como A Última Fome na colecção de livros de bolso da Europa-América)